terça-feira, 19 de julho de 2011

Estatísticas sobre praticantes de Aikido


Analisando a lista de praticantes reconhecidos internacionalmente no site da Brazil Aikikai cheguei aos seguintes números aproximados:

37% dos praticantes são 5º kyu (amarela)
24% são 4º Kyu (Roxa)
16% são 3º Kyu (Verde)
9% são 2º Kyu (Azul)
6% são 1º Kyu (Marron)
4% são Shodan
3% são Nidan, Sandan ou Yondan.

Se extrapolarmos esses números, podemos chegar na idéia em que 65% dos Amarelas passam pra Roxa, que desses 67% passam para verde. Da verde para a azul apenas 57%, da azul para marron 70% e dos marrons para shodan 61%. Isso confirma aquela teoria que na verde ocorre o maior número de desistências. Quem passa dessa fase parece conseguir ir mais longe.

Os primeiros registros de exames são de 2003, porém são raros os que possuem histórico completo na lista. Mas ainda sim dá pra ver algumas coisas interessantes.
A média de tempo que um aluno do Sudeste avança no Aikido até a preta é aproximadamente 3,5 à 4 anos. Já aqui no nordeste sobe para em média 6 à 8 anos, a diferença de tempo ocorre principalmente nos kyu iniciais. Da marron pra preta praticamente todos com histórico no site fizeram exame em 1 ou 2 anos. Existem prodígios que passaram da Azul para Shodan num mesmo ano ou de Shodan a Nidan em 1 ano, mas é coisa rarríssima.

Posso inferir então que se 12 alunos começaram a treinar juntos provavelmente 2 chegariam a Shodan numa mesma época.

Esses números tem vários furos, como nomes repetidos por Kyu, falta de históricos de alguns, mais de 1 exame para um mesmo kyu... enfim, não é uma lista saneada, pois acredito que não exista para esse fim. Por isso esses dados servem apenas por curiosidade. Porém posso concluir que treinar e passar por todas as fases no Aikido, além de prazeroso é uma tarefa para poucos. É equivalente a uma universidade, onde a seleção acontece naturalmente e não necessariamente nos exames. Mesmo sabendo que a faixa não transforma o homem, a mudança de graduação serve como um marco para aquele que perseverou nos treinamentos.

Bons treinos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário