sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Linhas e estilos de Aikido, qual seguir?

Sobre os vários "estilos" de Aikido, mesmo aqueles considerados mais antigos e importantes, como o Tomiki Aikido, Shin Shin toitsu e Yoshinkan Aikido, existem várias histórias, algumas contraditórias, deixando no ar uma certa impressão de que algo ficou esquecido no tempo, ou mesmo foi contado de forma diferente do que realmente aconteceu. Deixe-me explicar usando como o exemplo o Tomiki Aikido. Segundo o sítio do Tomiki Aikido of America, o fundador desse estilo foi Kenji Tomiki, era um dos melhores judocas Kodokan e foi mandando pessoalmente pelo mestre Jigoro Kano para treinar com o sensei Mohirei Ueshiba. Durante uma década ele treinou diretamente com o fundador do Aikido, recebendo o Menkyo (algo com proficiência na arte, professor). Mais tarde, após a implantação dos "dans" na Aikikai, ele recebeu o 8º dan. Ele resolveu aplicar a metodologia do Judo no Aikido e com isso saiu da Aikikai fundando o Shodokan Aikido.
Essa é a história conhecida e amplamente divulgada, porém existem as que contam nas coxias. Dizem que os dois discípulos enviados pelo mestre Jigoro Kano foram Minoru Mochizuki e Jiro Takeda. A citação de que Tomiki sensei foi enviado do kodokan é uma versão distorcida feita por alguns kohais da Aikikai na intenção de desmerecê-lo, pois ele era o mais antigo e mais graduado aluno do Ueshiba sensei, junto com Gozo Shioda. Após a morte do fundador do Aikido, surgiram alguns problemas com entre eles e o 1º doshu, Kishomaru Ueshiba, principalmente na forma de executar as técnicas, é só reparar nos vídeos existentes que a técnica deles era mais parecida com a que o sensei Morihei Ueshiba praticava. As mudanças ocorreram pelos sucessores na Aikikai. Após a saída deles, existiu uma tentativa de que fosse retirado o nome Aikido de qualquer estilo que não fosse Aikikai, porém sem sucesso pois os antigos alunos não aceitavam que praticavam algo diferente do que o Aikido que aprenderam com o fundador. Sim, Tomiki sensei desenvolveu uma forma de competição, mas os treinos regulares ainda seguem a mesma mecânica do original.
O que aconteceu de fato fica meio que no ar, exitem várias publicações em português e inglês que nos ajudam a entender a história, mas contam o que alguém ouviu ou presenciou e suas impressões, podendo ou não ser a verdade absoluta. Eu acredito que o importante é não tomar partido na história e gritar ao vento que seu estilo é o original, por isso melhor. A beleza do Aikido está na descoberta do que ele significa para você mesmo, e isso é maior do que as organizações. Claro que ter boas referências conta, mas existem várias atualmente e seguir uma ou outra é uma opção válida e devemos respeitar a decisão de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário