segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mochileiro na Alemanha

Viajar como mochileiro é uma aventura que requer algum planejamento, cuidados e por que não, de sorte. Pra quem ainda não foi, segue algumas dicas (minhas), que devem ajudar. Ser mochileiro pode implicar em caminhar muito, comer em qualquer lugar, passar algum perrengue, mas com certeza se divertir. Não aconselho viajar com alguma doença, e sem nenhum preparo físico, mas não precisa ser atleta, apenas estar bem é suficiente.
É importante não esquecer de comprar as passagens com certa antecedencia. Além da passagem, deve-se fazer um seguro saúde (que é obrigatório em alguns países) na quantidade de dias que vai ficar no exterior, uma carta convite ou valsh de hotel ou hostel.
Existem várias empresas que viajam para Alemanha. Um dos preços mais baixos saindo de Salvador para Frankfurt é o da empresa Condor. O voo é direto, mas procure sempre viajar a noite, durante o dia o avião fica parecendo uma feira e dormir é praticamente impossível.
Ter 70 por dia deverá ser suficiente para os passeios, mas não abuse nas compras. Cartões de crédito internacionais são muito úteis, mas não esqueça de informar a operadora de cartões sobre a viagem. Se você for cliente do Banco do Brasil, basta ir nos terminais de autoatendimento. Na europa você pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico de qualquer banco sem maiores problemas, basta que tenha a bandeira do seu cartão.
Na Alemanha espere gente bacana e receptiva. Pra quem não fala alemão, é muito fácil encontrar quem fale inglês (português e espanhol é bem mais raro). Sugiro um livro de conversação para facilitar as coisas.
Andar na Alemanha pode ficar caro se a opção for trem, pois as passagens ficam caras se não compradas com antecedencia. Mas existe uma opção excelente, são os sites de caronas. O melhor (que eu conheço) é o Mitfahrgelegenheit, ele é todo em alemão, mas é muito fácil de usar, basta você escolher um local e ver a disponibilidade de carros, vagas e o valor. Ligue para a pessoa que está oferecendo a carona, e marque local e hora. 
Chegando em qualquer cidade, procure primeiro obter um mapa da cidade e do sistema de transporte público. Faça um roteiro do que quer ver e aproveite cada segundo. 
A Alemanha realmente é um país impressionante e recebe muito bem os brasileiros, além de ser bem seguro. Não esqueça de provar as cervejas locais, a comida também é muito boa. Enfim, vale a pena o esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário