segunda-feira, 15 de março de 2010

Aula Goshin-Jutsu

Semana passada tivemos no nosso dojo da ASAIK, a visíta do Sensei Sandes 7º Dan de Karate Shorin-Ryu e também praticante de Judo (Não sei sua graduação nesse). A convite de sensei Valdenberg ele nos deu uma aula de defesa pessoal baseado no Goshin-Jutsu, uma espécie de combate sem armas derivado do Ju-Jutsu. Inclusive existe um Kata no Judo chamado Kodokan Goshin Jutsu criado em 1956, que incopora várias técnicas de Aikido devido a influência do Mestre Kenji Tomiki - 8º Dan de Aikido Aikikai, aluno do fundador que posteriormente saiu da Aikikai e fundou seu próprio estilo, o Shodokan Aikido (Tomiki Aikido). Voltando a aula, vimos chaves de braço e cotovelos (katame waza), quedas típicas do judo (nage waza), além de várias saídas para esses mesmas chaves. O que eu achei mais interessante é que o que foi mostrado não é muito diferente do Judo que treino, porém sempre tinha um algo a mais que certamente seria proibido em competições. Por exemplo, ele nos mostrou uma saída fácil caso houvesse um boqueio a aplicação de um seoi nage e você ficasse de costas para o uke. Vimos algumas defesas de facas parecidas com a que vemos no Aikido, bastante fortes, mas confesso que ficam parecendo grosseiras quando comparadas com as de Aikido. Eu gostei bastante da aula, no final ficou claro que o Goshin-Jutsu tem sim eficácia para a defesa pessoal, podendo até ser bastante traumático. Mas não é algo que se treina por  aqui  em Aracaju, ficando restrito a alguns poucos professores de Judo da velha guarda, não preocupados com resultados em competições, mas sim com a preservação da arte no seu estado original.

8 comentários:

  1. Meu caro, em primeiro lugar quero lhe dizer que gostei muito do texto. Muito bem explicado nos detalhes técnicos.
    O que quero dizer é que nesta semana, em conversa com Marcos Sensei sobre o Goshin-Jutsu, o mesmo me falou que até para aprender este grupo de técnicas é necessário um certo nível de aprendizado, ou seja, não é para qualquer um (ainda!).
    Certo que aqui não temos professores para passar este grupo de técnicas avançadas, mas ainda se tivéssemos, seria necessário muito treino para iniciarmos este caminho. Trocando em miúdos, ainda seria necessário passar pelo Go-kyo (grupo das 40 técnicas básicas do Judô Kodokan) para poder iniciar os estudos deste que considero o mais eficiente grupo de técnicas do Judô.

    ResponderExcluir
  2. Parece que hoje em dia o interesse em aprender o Go-kyu está mais relacionado com a simples promoção de níveis (troca de faixas). A competição esta como foco principal, isso faz com que o Goshin-Jutsu fique em segundo plano, já que suas técnicas não são aplicavéis em competições.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu caro sobrinho! Estive dando uma olhada no seu blog e percebi o quanto você gosta de artes marciais. Vejo que você já tem muito conhecimento nessa modalidade de esporte. Parabéns! Continue fazendo o que gosta! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas palavras, mas na verdade ainda estou muito no início e meu conhecimento ainda é bastante limitado aos poucos anos de treino. E quanto eu poder, estarei procurando estudar e praticar, já que é no Dojo onde se obtem o conhecimento verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onegai Shimass, Prezado Felipe-san! Konichuá!
      O texto é bem interessante, mas gostaria de acrescentar alguns detalhes sobre sua cidade. Em Aracaju existe uma modalidade que treina EXCLUSIVAMENTE DEFESA PESSOAL. Ela foi desenvolvido pelo ilustre advogado sergipano, sandan em judo e shodan em BJJ Antonio Novais. Ela se chama goshin jitsu do. O professor Novais inclusive é autor de um livro com mais de 500 defesas e 3000 fotos que pode adquirido na livraria Scariz. Veja mais sobre o goshin jitsu em http://makaracaju.blogspot.com/p/goshin-jitsu.html

      Excluir
    2. Já vi alguma coisa, inclusive o livro. Obrigado pela dica.

      Excluir
    3. O mestre com grande pericia nesta defesa pessoal em Aracaju foi o sensei Vital Kondo que da linha gem Sensei Kurachi, que estar falecido a mais de 25 anos, que foi meu mestre.

      Excluir
  5. Felipe Leite, aqui é o mestre Sandes de Karatê, como vai,
    tem treinado muito, um abraço do amogo Sandes.

    ResponderExcluir