terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dai Nikyo

Mudei de grupo de aikido, na verdade voltei para o grupo onde eu tinha começado a treinar em 2007. Treinei um pouco mais de um ano no grupo anterior, aliás era um execelente grupo. Mas tive que voltar, afinal, agora estou mais feliz. O grande problema agora é a minha adaptação a forma e as técnicas. O kihon de exame é maior e mais detalhes são exigidos. Como o Cérebro e o Pink, voltei a prancheta, aos velhos vídeos de Aikido, as explicações de Yamada sensei, Tissier sensei, Saito sensei e do atual Doshu, aos livros de Kishomaru, Moriteru e Wagner Bull. Dediquei umas horinhas pra estudar Nikyo, segue o resumo do que vi.

Dai Nikyo (Ni = dois, Kyo = Pincípio. O Dai dá a idéia da sequência. Ex.: Dai ni = 2º, Dai san = 3º, etc), o segundo princípio básico de imobilização ou katame waza. Até os anos 70 era chamado do seu nome original - kote mawashi - que significa algo como pressão com giro no pulso.
Para se obter um nikyo o pulso é pressionado e girado para baixo, junto com o braço o pulso acaba formando um "Z". Na forma urá é importante "prender" junto ao corpo o indicador e o polegar do uke. Deve usar todo o corpo para executar a pressão.



E nunca deve-se esquecer para qualquer técnica:

1 - Deve-se sempre ter um kamae (postura) forte;
2- Entrar no suki (abertura) do uke, um atemi sempre vai bem;
3 - Obter o kusushi (desequilibrio) do uke utilizando kokyo;
4 - Aplicar a técnica sem deixar suki para o uke.


Se eu encontrar algo novo eu publico aqui.

3 comentários:

  1. Ihhh... Já errou!! Eu tb acessei kkkk Pode contar dois acessos!
    Gostei da explicação do Nikyo e do seu histórico do Akido.
    A melhor parte é q vc está mais feliz agora!

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Blog mto bacana!
    Gostei dos vídeos tbm.
    Quem bom que a felicidade o pegou...

    Abçs, velho amigo.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oba, vc agora resolveu escrever. Eu gosto muito de ver blogs porque as pessoas que os escrevem sempre põem muito de si mesmo nas linhas. E assim é uma forma de lhe conhecer mais. Vivemos distantes, não tanto, mas muita coisa da sua vida me escapa.
    Te amo fezinho. Bj

    ResponderExcluir